PROPOSTA REMOTA PARA PRÉ 2 B- Nº 07 Professoras Ivania e Jéssica

 



“Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo... (...) É ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranquilidade, e tantas outras mais, e viver profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve – com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas fez (ou não) brotar... Pois é ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário!”(ABRAMOVICH, Fanny.Literatura Infantil, gostosuras e bobices. São Paulo, Scipione, 1995, p. 16-17.).



OLÁ FAMÍLIA! 

NA PROPOSTA DESTA SEMANA VAMOS APRECIAR UMA MISTERIOSA HISTÓRIA, E DESCOBRIR O QUE TEM DENTRO DO SACO!  

“O SACO”escrita por IVAN ZIGG E MARCELO ARAÚJO 


 

1.   1.      HORA DO CONTO: MONTEM UM CANTINHO BEM ACONCHEGANTE (PODE SER UM CANTINHO DE ALMOFADAS PARA DEITAR OU UMA CABANINHA PARA DENTRO DELA LER).  LEIA PARA A CRIANÇA A HISTÓRIA DO LIVRO “O SACO”, E DEPOIS DEIXE QUE A CRIANÇA A CONTE PARA VOCÊS, DEIXE ELA MANUSEAR O LIVRO QUE É UM PRESENTE DAS PROFES.

(Nesta proposta estaremos trabalhando a percepção auditiva e visual, a interpretação de texto observando a sequência de fatos e a oralidade, além de promover um momento de interação entre a família).

REGISTRE COM VÍDEO E FOTOS ESTE MOMENTO 

2.   AGORA É HORA DE UM NOVO MISTÉRIO: PARA ESTA PROPOSTA VAMOS PRECISAR DE:

Ø  UM SACO OU CAIXA: (PODE SER UMA FRONHA, CAPA DE ALMOFADA, SAQUINHO DE TNT, CAIXINHA DE SAPATO, O QUE ESTIVER DISPONÍVEL EM CASA);

Ø  PEQUENOS OBJETOS: (EXEMPLOS: COLHER, CANECA PEQUENA, ESCOVA DE CABELO COM CERDAS MACIAS, BRINQUENDO PEQUENO, ALGO QUE A CRIANÇA POSSA SENTIR, 2 OU 3  MAIS OBJETOS QUE A FAMILIA PREFERIR.);

 

Ø  FOLHA PARA DESENHO;

Ø  LÁPIS, LÁPIS DE COR, CANETINHAS .

COMO REALIZAR A PROPOSTA:

v  FAMÍLIA! COLOQUE OS OBJETOS ESCOLHIDOS DENTRO DO SACO SEM QUE A CRIANÇA VEJA. PEÇA PARA QUE ELA COLOQUE A MÃO DENTRO DO SACO E SINTA 1 (UM) DOS OBJETOS E FALE O QUE É, ANTES DE RETIRAR DO SACO.

v  DEPOIS DE RETIRAR O PRIMEIRO OBJETO E VISUALIZAR SE ACERTOU OU NÃO, PEÇA PARA QUE ELA COLOQUE NOVAMENTE A MÃO NO SACO E SINTA O PRÓXIMO OBJETO. DESTA VEZ ORIENTE QUE ELA NÃO  RETIRE O OBJETO SENTIDO DO SACO, APENAS SINTA COM CALMA. 

v VAMOS DESENHAR! 

SEM OLHAR O OBJETO SENTIDO, DESENHE O QUE VOCÊ SENTIU:

·         COMO É ESSE OBJETO?

·         QUE TAMANHO É?

·         DE QUE COR VOCÊ IMAGINA QUE ELE È?

·         FAÇA O DESENHO IMAGINANDO O QUE VOCÊ SENTIU (SE PRECISAR COLOQUE A MÃO NO SACO E SINTA NOVAMENTE)

DEPOIS DO DESENHO PRONTO, RETIRE DO SACO O OBJETO E COLOQUE AO LADO DO DESENHO.

                                  E AÍ! FICOU PARECIDO?

(NESTA PROPOSTA ESTAREMOS TRABALHANDO A PERCEPÇÃO TÁTIL, HABILIDADES MOTORAS, CONCENTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO GRÁFICA.)


TIRE UMA FOTO DO DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA E DELA PRONTA.

3.  QUAL OBJETO ESTÁ FALTANDO?  SEPAREM DIFERENTES OBJETOS QUE VOCÊS TÊM DISPONÍVÉL EM CASA, COMO BRINQUEDOS, PEÇAS DE JOGOS, UTENSÍLIOS DA COZINHA.  EM MÉDIA DE 8 Á 10 OBJETOS.

·         ORGANIZEM OS OBJETOS EM UMA FILEIRA (LADO Á LADO). PEÇA PARA QUE A CRIANÇA OBSERVE OS OBJETOS E FALE O NOME DE CADA UM DELES.

·         APÓS A OBSERVAÇÃO DA SEQUÊNCIA PEÇA PARA QUE A CRIANÇA FECHE OS OLHOS, OU VÁ PARA OUTRO CÔMODO DA CASA.

·         RETIRE UM OBJETO DA SEQUÊNCIA.

·         PEÇA QUE A CRIANÇA OBSERVE E REPITA NOVAMENTE A SEQUÊNCIA E DIGA QUAL OBJETO FOI RETIRADO.

(NESTA ATIVIDADE ESTAREMOS TRABALHANDO A MEMÓRIA VISUAL SEQUENCIAL)

HORA DO DESAFIO!!!


E O SAPO CONTINUA DENTRO DO SACO...

 

QUE TAL FALAR ESTE TRAVA LÍNGUA E
 GRAVAR UM VIDEO BEM DIVERTIDO?



GRAVE UM VÍDEO DA CRIANÇA FALANDO ESTE TRAVA LÍNGUA E SE QUIZEREM SE DESAFIAR A FAMÍLIA TAMBÉM PODE TENTAR!


FAMÍLIA! REGISTRE TODOS OS MOMENTOS DA PROPOSTA (PROPOSTA 1, 2,3 E DESAFIO) DE ACORDO COM O DESCRITO EM CADA MOMENTO (FOTOS E VÍDEO) E ENVIE POR MEIO DE WHATSAPP PARA A PROFESSORA.

 

RECEBIMENTO DA PROPOSTA: ATÉ O DIA 22.04 (QUINTA-FEIRA), DEPOIS DESTA DATA A PROPOSTA NÃO SERÁ MAIS ACEITA. LEMBRAMOS QUE PARA A VALIDADE DA PRESENÇA NO PERÍODO REMOTO AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS E ENTREGUES ATÉ A DATA INDICADA.

 

GRANDE ABRAÇO!

PROFESSORAS IVANIA E JÉSSICA

 


Comentários