“Ah, como é importante
para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias...
Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um
caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo... (...)
É ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como a
tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a
insegurança, a tranquilidade, e tantas outras mais, e viver profundamente tudo
o que as narrativas provocam em quem as ouve – com toda a amplitude,
significância e verdade que cada uma delas fez (ou não) brotar... Pois é ouvir,
sentir e enxergar com os olhos do imaginário!”(ABRAMOVICH, Fanny.Literatura Infantil, gostosuras e bobices. São Paulo,
Scipione, 1995, p. 16-17.).
OLÁ FAMÍLIA!
NA PROPOSTA DESTA SEMANA VAMOS APRECIAR UMA MISTERIOSA HISTÓRIA, E DESCOBRIR O QUE TEM DENTRO DO SACO!
“O SACO”escrita por IVAN ZIGG E MARCELO ARAÚJO
1. 1. HORA DO CONTO: MONTEM
UM CANTINHO BEM ACONCHEGANTE (PODE SER UM CANTINHO DE ALMOFADAS PARA
DEITAR OU UMA CABANINHA PARA DENTRO DELA LER). LEIA PARA A CRIANÇA A HISTÓRIA DO LIVRO
“O SACO”, E DEPOIS DEIXE QUE A CRIANÇA A CONTE PARA VOCÊS, DEIXE ELA MANUSEAR O
LIVRO QUE É UM PRESENTE DAS PROFES.
(Nesta proposta estaremos trabalhando a percepção auditiva e visual, a interpretação de texto observando a sequência de fatos e a oralidade, além de promover um momento de interação entre a família).
REGISTRE COM VÍDEO E FOTOS ESTE MOMENTO
2.
AGORA É HORA DE UM NOVO MISTÉRIO: PARA ESTA PROPOSTA
VAMOS PRECISAR DE:
Ø
UM SACO OU CAIXA: (PODE SER UMA FRONHA,
CAPA DE ALMOFADA, SAQUINHO DE TNT, CAIXINHA DE SAPATO, O QUE ESTIVER DISPONÍVEL
EM CASA);
Ø
PEQUENOS OBJETOS: (EXEMPLOS: COLHER,
CANECA PEQUENA, ESCOVA DE CABELO COM CERDAS MACIAS, BRINQUENDO PEQUENO, ALGO
QUE A CRIANÇA POSSA SENTIR, 2 OU 3 MAIS
OBJETOS QUE A FAMILIA PREFERIR.);
Ø FOLHA PARA DESENHO;
Ø LÁPIS, LÁPIS DE COR, CANETINHAS .
COMO REALIZAR A PROPOSTA:
v FAMÍLIA! COLOQUE OS OBJETOS ESCOLHIDOS DENTRO DO SACO SEM QUE A CRIANÇA VEJA. PEÇA PARA QUE ELA COLOQUE A MÃO DENTRO DO SACO E SINTA 1 (UM) DOS OBJETOS E FALE O QUE É, ANTES DE RETIRAR DO SACO.
v DEPOIS DE RETIRAR O PRIMEIRO OBJETO E VISUALIZAR SE ACERTOU OU NÃO, PEÇA PARA QUE ELA COLOQUE NOVAMENTE A MÃO NO SACO E SINTA O PRÓXIMO OBJETO. DESTA VEZ ORIENTE QUE ELA NÃO RETIRE O OBJETO SENTIDO DO SACO, APENAS SINTA COM CALMA.
v VAMOS DESENHAR!
SEM
OLHAR O OBJETO SENTIDO, DESENHE O QUE VOCÊ SENTIU:
·
COMO É ESSE
OBJETO?
·
QUE TAMANHO
É?
·
DE QUE COR
VOCÊ IMAGINA QUE ELE È?
· FAÇA O DESENHO IMAGINANDO O QUE VOCÊ SENTIU (SE PRECISAR COLOQUE A MÃO NO SACO E SINTA NOVAMENTE)
DEPOIS DO DESENHO PRONTO, RETIRE DO SACO O OBJETO E COLOQUE AO LADO DO
DESENHO.
E AÍ! FICOU PARECIDO?
(NESTA PROPOSTA ESTAREMOS TRABALHANDO A
PERCEPÇÃO TÁTIL, HABILIDADES MOTORAS, CONCENTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO GRÁFICA.)
TIRE UMA FOTO DO DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA E DELA PRONTA.
3. QUAL OBJETO ESTÁ FALTANDO? SEPAREM
DIFERENTES OBJETOS QUE VOCÊS TÊM DISPONÍVÉL EM CASA, COMO BRINQUEDOS, PEÇAS DE
JOGOS, UTENSÍLIOS DA COZINHA. EM
MÉDIA DE 8 Á 10 OBJETOS.
·
ORGANIZEM OS OBJETOS EM UMA
FILEIRA (LADO Á LADO). PEÇA PARA QUE A CRIANÇA OBSERVE OS OBJETOS E FALE O NOME
DE CADA UM DELES.
·
APÓS A OBSERVAÇÃO DA SEQUÊNCIA PEÇA PARA QUE A
CRIANÇA FECHE OS OLHOS, OU VÁ PARA OUTRO CÔMODO DA CASA.
·
RETIRE UM OBJETO DA SEQUÊNCIA.
·
PEÇA QUE A CRIANÇA OBSERVE E REPITA NOVAMENTE A
SEQUÊNCIA E DIGA QUAL OBJETO FOI RETIRADO.
(NESTA ATIVIDADE ESTAREMOS TRABALHANDO A MEMÓRIA VISUAL SEQUENCIAL)
HORA DO DESAFIO!!!
E O SAPO CONTINUA DENTRO DO SACO...
QUE TAL FALAR ESTE TRAVA LÍNGUA E
GRAVAR UM VIDEO BEM DIVERTIDO?
GRAVE UM VÍDEO DA CRIANÇA FALANDO ESTE TRAVA
LÍNGUA E SE QUIZEREM SE DESAFIAR A FAMÍLIA TAMBÉM PODE TENTAR!
FAMÍLIA! REGISTRE TODOS OS
MOMENTOS DA PROPOSTA (PROPOSTA 1, 2,3 E DESAFIO) DE ACORDO COM O DESCRITO EM
CADA MOMENTO (FOTOS E VÍDEO) E ENVIE POR MEIO DE WHATSAPP PARA A PROFESSORA.
RECEBIMENTO DA
PROPOSTA: ATÉ O DIA 22.04 (QUINTA-FEIRA), DEPOIS DESTA DATA A PROPOSTA NÃO SERÁ MAIS ACEITA.
LEMBRAMOS QUE PARA A VALIDADE DA PRESENÇA NO PERÍODO REMOTO AS ATIVIDADES DEVEM
SER FEITAS E ENTREGUES ATÉ A DATA INDICADA.
GRANDE ABRAÇO!
PROFESSORAS IVANIA E JÉSSICA
Comentários
Postar um comentário